Quantos países existem no mundo?

Toda a gente mais tarde ou mais cedo acaba por perguntar a si mesmo: “quantos países tem o mundo?”
No inicio pensei que se tratava de uma pergunta simples e com uma resposta igualmente simples e exacta, mas estava enganado. Conforme fui pesquisando sobre este assunto, verifiquei que esta pergunta é mais complexa do que aquilo que parece à primeira vista. Comecemos com a pergunta básica:

  • O que é um País?
Um país, de uma forma geral, é um território social, política, cultural e geograficamente delimitado. A maioria dos países é administrada por um governo que mantém a soberania sobre seu povo e seu território, garantindo assim o funcionamento e a ordem do fluxo de actividades que envolvem a sua economia e a sua sociedade.

  • Afinal quantos países existem no mundo?
A Organização das Nações Unidas (ONU), é constituída por 193 países, e é muitas das vezes confundido com o número de países do Mundo, o que não é verdade porque o Kosovo e o Vaticano que são dois países independentes não fazem parte da ONU.

O departamento de estado dos EUA reconhece 195 países em todo o Mundo.

O dilema Taiwan/China. Taiwan foi parte da ONU até 1971 em que foi substituída pela China. A maioria dos países considera Taiwan como um país independente, no entanto a China considera Taiwan apenas uma província do seu País. Deverão então a China e Taiwan como um ou dois países?


  • "Falsos Países"
Muitas vezes determinados territórios e colónias são chamados, de forma errada, "países", mas não contam como tal. Existem muitos lugares que são comummente confundidos com países, nesse grupo incluem-se: Porto Rico, Palestina, Irlanda, Escócia, Inglaterra, País de Gales, em que os 4 últimos pertencem a um país, o Reino Unido.


  • Após tudo isto, mantêm-se a pergunta: Afinal quantos países existem no Mundo?

Não existe uma resposta considerada completamente correcta, no entanto segundo as diferentes fontes, a resposta pode ser 196 ou 195 (se não considerar Taiwan um país independente).

O país mais recente é o Sul do Sudão que se tornou independente em Julho de 2011.

Actualizado: 12/01/2012


Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.